Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5.7.11

 


            Várias são as lendas contadas sobre a origem de Caicó. A mais conhecida é a de um vaqueiro, que certo dia andava pelo sertão, numa mata de mofumbo, procurando água para a sua boiada durante uma terrível seca. De repente o vaqueiro dá de cara com um touro bravo, que começou a perseguí-lo numa voracidade tremenda. O vaqueiro desesperado, se vendo diante de tal situação, e devoto de nossa senhora Sant’Ana, fez uma promessa a esta que se o touro desaparecesse e se ele conseguisse encontrar a água para matar a sede do seu gado, construiria naquele local uma capela em sua homenagem. Então, o touro desapareceu e a tão sonhada água foi encontrada. Segundo relatam, seria um poço, e este jamás secara. No entanto, sabendo que seu pedido fora atendido, mandou construir a capela prometida. Portanto, tem-se como marco inicial do povoamento de Caicó, a construção dessa capela, onde depois fora transformada numa Igreja, e o povo logo tratara de construir casas ao seu redor; atraindo mais e mais habitantes, todos curiosos em ver a Capela que o vaqueiro construiu, por ter sido salvo, milagrosamente, por Sant’Ana, e também pelo fato da região ser banhada por dois rios.

           Os primeiros habitantes do local foram os índios Caicós. A colonização do município foi por volta de 1700, quando os aborígenes foram expulsos por batedores paraibanos. Daí  em diante começaram a se instalar na cidade os fazendeiros, com suas criações de gado bovino.  Além dos fazendeiros vieram para o local imigrantes de outros Estados e também alguns Portugueses.

          O município surgiu em 1788, com a designação de Vila Nova do Príncipe. Passando a se chamar Seridó pelo decreto estadual nº 12, de 01-02-1890 e, após alguns meses, de Caicó pelo decreto estadual nº 33, de 07-07-1890.

 







Nenhum comentário:

Postar um comentário